quarta-feira, 11 de agosto de 2010

Gasolina barata em Brasília DF?

O combustível baixou - de 2,67 para 2,38 - no DF inteiro. A reportagem do Correio informa que isso na verdade uma "promoção" dos postos, e que deve durar só essa semana. Em vez de dizer "corra já e enxa o tanque!", eu queria chamar atenção pra um ponto que já vem sendo discutido no DF e já foi assunto aqui no Carta [leia clicando aqui]. A gasolina no DF é coisa de louco, aliás, é mina de ouro. Os postos tiram um lucro extremamente alto vendendo o produto a esse valor, mesmo a esse valor promocional, e um dos principais motivos disso acontecer é a existência do monopólio de uma empresa chama GASOL. Um a cada Três postos do DF é dessa empresa. E todos sabemos que é ela quem dita os preços no DF inteiro. Junte isso com uma população que em média ganha salários melhores do que no resto do Brasil inteiro e temos o que temos: gasolina e álcool extremamente caros.


Mas a população que anda de carro e moto no DF deve parar de ser acomodada. Tem uma empresa monopolista chamada Gasol que há mais de 50 anos manda e desmanda no DF, e quem alimenta essa empresa é justamente quem abastece nos postos dela.

Por que essa promoção? Só por que os clientes deram uma sumida!?
O que aconteceu foi que desde que circularam vários emails sugerindo Boicote aos postos Gasol e BR, a situação dos postos não é mais a mesma e a Gasol sentiu o impacto. Com essas promoções, eles querem mais do que só atrair de volta os clientes. O que acontece é que os postos menores nem sempre conseguem manter esses preços e acabam dando uma quebrada ou não aguentando, ou mesmo não entrando na promoção de imediato, fazendo com que o consumidor mude de posto (e nessa, a Gasol tem 33% de chance de levar o cliente).

O que é preciso fazer? É muito importante que o boicote aos mercenários da Gasol seja PERMANENTE. Abasteça em postos que não sejam Gasol e você estará colaborando um pouco com a mudança dessa realidade absurda que é a dos combustíveis no DF. Não sabe que postos são Gasol? Tá aqui a Lista. Se o preço do combustível fosse mais baixo, até o preço das passagens teria mais chance de mudar. Mas é claro que isso também já seria uma oooutra luta...

- Repasse esse texto aos seus contatos. Ele é de utilidade pública.

Lista de postos para boicotar: http://www.gasol.com.br/i/mapa_de_postos

9 comentários:

Pollyana disse...

É bem verdade Leo, temos que mudar essa realidade. Desde que comecei a andar de carro que não abasteço em posto BR e tento "espalhar" essa idéia. Comecei a abastecer em um único posto, que fica ao lado do meu trabalho e descobri que nele a gasolina geralmente fica R$0,01 mais barata que nos outros postos e, em época de promoção, o preço baixa mais que nos outros (por dois dias ficou a R$2,28). Conferi com a lista que você indicou e ele não é da rede Gasol. Então fica a sugestão de posto pra ajudar no boicote aos postos BR e Gasol. Ele fica em Taguatinga, na Samdu Sul, quase em frente em frente ao colégio Certo. #ficadica rs.

Abraço!

Pollyana.

Anderson Paz disse...

Não abastecer em posto BR não faz a menor diferença, já que postos de outros bandeiras também pertencem à rede Gasol. Além do mais dessa forma, vc continua alimentando fortemente a bandida indústria petroleira. O que realmente faz a diferença é deixar o carro em casa sempre que possível e usar mais o transporte coletivo, bicicleta ou andar a pé. Assim vc sentirá a diferença no bolso e um aumento na qualidade de vida, principalmente optando pelas duas últimas opções,já que o transporte coletivo em Brasília infelizmente é de péssima qualidade.

kimene disse...

alguém sabe de algum posto aki pela asa norte ou cruzeiro,sia que esteja barata??
preciso abastecer e to com pouca grana.. rs
aguardoo.. podem me enviar a dica por email : kimene_reggae@hotmail.com
obrigada!!!

kimene disse...
Este comentário foi removido pelo autor.
kimene disse...

QUERO SABER ONDE TEM GASOLINA BARATA MEU CARRINHO VELHO SO FAZ 8 COM LITRO.. RSRSS

Ortegal disse...

É isso aí Polly! Isso é aquilo que temos no momento e então é o que temos de usar. Pessoal de Taguá já tem uma referência. Beijo!

Anderson, esse ponto de só boicotar BR é realmente bem observado. Meu amigo Danilo Silvestre também já falou sobre isso e realmente não faz sentido boicotar BR se abastecer em postos da empresa que faz o monopólio no DF. Eu acredito que a Polly está fazendo os dois pelo que li. Esse outro ponto que você levantou dos outros meios de ir e vir é muito importante. Até por isso eu postei o link do post anterior, pois lá eu falo mais sobre isso. Cara, eu tento fazer isso também, mas dependendo do rolé que a pessoa tem que fazer, andar a de bike ou a pé acaba sendo quase impossível, e de onibus também gasta petróleo apesar de infinitamente menos. Talvez o ônibus seja o mais viável para a maioria - bike e a pé é quase impensável da periferia ao centro - mas esse post é realmente para quem anda de carro, mas está aberto a repensar suas práticas como abastecimento ou caronas, por exemplo.

Poxa Kimene! Adoraria te mandar um email com uma dica quente sobre gas barato no DF, mas é justamente esse o assunto do texto: não temos isso no DF!! ahhahaahh

Se você quer tentar fazer acontecer uma redução de preço, boicote Gasol e tenha fé! hahahaha



Abraços a todos!

Gil disse...

teste

Gil disse...

acho que a melhor maneira e o rodizio
se todos podessem diminuiria em 75%dos veiculos nas ruas, com isto o cosumo tambem,a poluição o degaste de seu carro o engarrafamento(75%).
Alem do mais os governos não tem entereçe em por transporte coletivo pois arrecada - se bilhões em imposto sobre a gasolina IPVA 50% na venda de veiculos, milhões em transferência de veiculos e multas...
Deixamos o orgulho de lado ou os carteis nos devorara.

Gil disse...

gente o rodizio em que me refiro e juntar pessôas que trabalhe nas mesmas regiões,quatro pessõas poderia cada um ir uma vez por mês.

 
Free counter and web stats