Quem nunca sonhou em ser invisível? Estar sem ser visto poderia ter vantagens demais. O problema seria não poder voltar a visto. Por incrível que pareça, esse sonho de criança é a realidade de muitos. Eu mesmo me senti desse jeito no meu próprio bairro.
Já tem um tempo que cercaram muitos descampados aqui no Guará. A ideia é enchê-los de prédios e abarrotar a cidade. Alguns são gigantes, e tem um que promete de tudo. Deixaram construir uma cidade dentro da própria cidade. Eu fiquei curioso com os anúncios, mas acabei vendo um anúncio nas entrelinhas que me chamou a atenção e decidi compartilhar por aqui.
“Piscinas para você mergulhar com seus filhos, espaço para você que é mulher melhorar sua estética, espaço pra isso, espaço praquilo, espaço pra todos os gostos e pra todas as idades. Só não há espaço pra você que não tem nossa cor”. Eu tirei fotos de todos os anúncios que tinham pessoas, pra ver se algum negro salvava essa história. E o resultado foi o pior possível. “Em vocês, nós não pensaremos”, foi a mensagem que eu vi surgi do fundo de cada um dos anúncios. Eu simplesmente senti que eu e meu povo não passamos de invisíveis, mesmo quando se fala no tal eficiente Mercado.
As fotos falam por si. São 17 placas como essas que estão aí em baixo. Vale muito a pena conferir. Acesse:
...E depois eles querem dizer que não existe racismo no Brasil. Tá aí um prato cheio, do lado da sua casa.