quinta-feira, 8 de março de 2007

Sobre o dia internacional das mulheres

Pro dia de hoje eu poderia colocar várias coisas..
Poderia falar sobre a história que originou a data (o que é incrivelmente desconhecido por graande parte da população).
Poderia falar sobre como andam as relações de gênero e fazer um histórico.
Etc etc etc...

Mas o que vou deixar pra hoje é (além de levantar essas inquietações aí de cima) dizer que não vou dar parabéns, do jeito que se espera. O dia de hoje simboliza Luta. E essa luta ainda não vencemos - pelo contrário, uma das derrotas que estamos sofrendo se caracteriza no esquecimento da luta que o 8 de março representa. Infelizmente, a cultura machista distorceu até mesmo o significado desse dia e nos faz comemorar uma data sem sentido. Quero dizer, como homem, que a desigualdade de gênero prejudica a ambos os lados.

Muita luta para todos, homens e mulheres, por um Brasil menos opressor em todos os sentidos.
Viva e deixe viver.

7 comentários:

Anônimo disse...

Como dizem por ai...
"Concordo com você e assino embaixo" hehehehehe
Neste dia o parabéns é o que mais se ouve, não vejo muito significado nesse parabéns e nessa entrega de flores por toda a parte.
A luta contiua, uma batalha que ainda tem muitos desafios e muitas conquistas pela frente! Não pode ter comodoção de forma alguma pois a discriminação está presente em todo parte.
bjos
amo vc!

Anônimo disse...

Só lê os pequininim né mangal!?
que bom te ver por aqui, viu?

Unknown disse...

O verdadeiro significado do Dia Internacional da Mulheres, como ficou demonstrado no primeiro parágrafo, ficou esquecido em meio a todas as declarações feminilidade que o inconsciente coletivo impõe subliminarmente às mulheres.

Esse dia represente luta, manifestação de livre consciencia, auto-afirmação e, por fim, libertação.

Mas de que tipo de libertação?

Ora, a libertação do julgo "masculino" que sempre subimeteu as mulheres durante milênios, comumente denominado Machismo.

Esse comportamento, que por vezes até a própria mulher reproduz, oprime a mulher, reduzindo-a a mera condição de objeto de "lazer" do homem.

Por fim, acho que nos dias de hoje o principal carcere que a mulher deve se libertar é a da ditadura da beleza imposta pelos meio de comunicação de massa; sendo que, na maioria das vezes, esse padrão frusta as mulheres, as deixando sempre irresignadas com seu corpo. Contudo, esquecem-se da pessoa maravilhosa que que existe dentro de cada mulher.

Mulheres, libertem-se!

O que importa é o que vocês sabem que são, o seu veradeiro "eu". Não deixem que digam como você deve ser; SEJA oq você.

Libertem-se da "Ditadura da Beleza", como aquela batalhadoras se libertaram da exploração de sua mão de obra mo século passado.

A beleza está nos olhos de quem a ver.

Cláudio.

Anônimo disse...

Esse ponto do protótipo de mulher eixigido pela sociedade é com certeza muito importante, cláudio. Isso atinge tal amplitude que até no próprio 'dia da mulher' essa imagem é reforçada. Os comerciais na tv, os outdoores, revistas, etc., veiculam sempre uma imagem padrão: da mulher branca, alta, elegante, madame moderna, ou com um ar de executiva, como isso simbolizasse a mulher atual.
Na verdade, deixa de fora diversas questões que precisam ganhar maior visibilidade como a questão do trabalho doméstico, da tripla ou quádrupla jornada a que são submetidas, sem contar que esse esteriótipo só oprime, só aumenta mais a corrida por esse ideal vazio, o qual só se chega perto pela via do consumo e da mercadorização da vida.

Paul0_º disse...

Concordo e assino embaixo! hehehe

E nem é dificil de ver o quanto esse dia é desmerecido...fico de cara... o dia das mães (que são mulheres) é MUITO mais famoso... Não consigo entender, véi, até o comércio omite a parada, A MAIORIA DAS PESSOAS QUE CONSOMEM PRODUTOS da minha empresa são mulheres! E certamente em grande parte dos estabelecimentos... a midia não lembra, as mulheres não lembram, os homens não lembram (lembramos pra fazer piadinhas do tipo "lembramos do seu dia, os outros 364 são nossos")e o significado RIQUISSIMO deste dia fica apagado...

Se não fosse por você... hahahaha (x-treme wood-payer-joker)

sai klobá!

abraço

Anônimo disse...

Isso aí que falou é importante mermo baia.. Nunca tinha parado pra pensar nisso.
O dia acaba sendo tão desmerecido que nem o mercado o transformou num pretexto pra compra e venda. O mercado só mercadoriza aquilo em que vê interesse. Aquilo que não quer, simplesmente exclui. E realmente o dia das mulheres não entrou no circuito como por exemplo o dia das mães.

Paul0_º disse...

agora os motivos que levaram a essa exclusão...

 
Free counter and web stats