segunda-feira, 12 de fevereiro de 2007

Uma (outra) palavra sobre o Aquecimento Global

Tem saído na grande mídia sobre o aquecimento global. O mote agora é o Relatório da ONU, publicado na sexta, dia 2.
Antes de falar sobre o que tá sendo veiculado agora, já adianto a seguinte pergunta: Qual é a novidade? Parece até que não se sabia de nada disso.

No dia em que as notícias foram veículadas pelo mundo, a torre Eiffel, num sinal de protesto, apagou suas portentosas luzes... Mas só por 5minutos! hehehe..
Outras pessoas aderiram ao protesto. Apagaram por algum momento as luzes de suas casas naquela noite.
É a mesma coisa daquelas caminhadas pela paz', só quando o filho de algum grande empresário morre ou coisa do tipo. Eu fico me perguntando..: É uma caminhada pedindo paz. Mas eles estão pedindo paz pra quem? Quem é que eles esperam que vai atender esse pedido?

Voltando ao aquecimento global, uma das novidades é o fato de que agora (só agora) os cientistas perceberam: o agente principal das mudanças é a mão humana. A partir daí, surgem os encaminhamentos implícitos nas notícias: economize mais, racione mais, etc. O culpado é o ser humano.. se vc é ser humano, vc é o culpado....
Não quero que pareça que sou contra economizar e a favor de poluir. Quem me conhece sabe que eu me preocupo com minha conduta nesse sentido. Só que o que faltou nas reportagens foi justamente o mais importante (foi um lapso eles esquecerem só o mais importante).
Por que não aproveitaram o momento do relatório para dizerem que os EUA não assinaram até hoje o protocolo de Quioto, pela redução da emissão de poluentes? Por que não falaram que o padrão de vida e de consumo norteamericano que a mídia tanto procura reproduzir no Brasil é responsável pelo consumo de mais da metade da riqueza globalmente produzida? Por que não botar os grandes líderes do mercado automobilístico pra responder por que os carros híbridos não são vendidos?

Pra terminar e passar a bola pra você, cito a ministra Marina Silva, quando entrevistada acerca do relatório.
"O problema é que se os países em desenvolvimento, com todos seus problemas econômicos, resolverem os 20 por cento, e os desenvolvidos não resolverem os 80 por cento que têm que resolver, não adianta nada."


Ortegal

Um comentário:

Anônimo disse...

Carai velho que texto é esse?
dois soco na cara e um roundhouse kick no saco...
fodástico mano muito bom
tapa na cara pra gente aprender.
massa mano muito bom

xLagartox

 
Free counter and web stats