domingo, 25 de outubro de 2009

Carros e perfumes – A nova seção de Gotas

Bom dia!

Quero comentar a respeito de um problema antigo aqui do Carta. Meu pensamento sempre era privilegiar a discussão, a troca de pontos de vista, e primava por discutir recortes desmarcados, isto é, fora daquele jogo de cartas marcadas conhecido por quem tem um mínimo de conhecimento sobre as 4 famílias do apocalipse midiático brasileiro. Mas pra fazer tudo isso ao mesmo tempo, algumas coisas precisavam ser respeitadas e acabava gerando poucas postagens por mês de textos com tamanho razoável. Eu estava querendo dar uma mudada nesse formato, tanto pra movimentar mais o blogue (se rolar tempo) quanto pra aproveitar os vários assuntos possíveis que acabavam não entrando aqui. Tudo isso converge para a seguinte novidade: Gotas!

A seção Gotas tem inspiração nos “Drops” de notícias. Doses menores pra poder trazer mais coisas pra cá.

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Dando início ao Gotas, quero trazer pra cá duas coisas que me chamaram muita atenção esses dias. São propagandas: de carros e de perfume.

Quem viu a propaganda do novo Ford Focus O melhor em preço, desempenho, tecnologia, e.... isso mesmo! O melhor no quesito “namorada do dono do carro” (!!!) É impressionante o apelo midiático a esse tipo de coisa. Além do estereótipo Barbie da ‘melhor namorada’ que eles exibem na propaganda, é simplesmente uma derrota ter que recorrer à idéia da mulher-objeto, ou ‘melhor’, da mulher-item-de-série de um automóvel.

Quando não é apelando pra isso, é como o caso do Fiat 500, que é um desenho animado – palco perfeito para a criação de um mundo ilusório – onde o carro anda em meio à natureza e um céu azul bem estranho aos olhos enfumaçados atuais, pára num posto de combustível e abastece com uma gota (!), desvia de uns robôs gigantes, e depois pára na faixa de pedestre para uma ninhada de robozinhos atravessar enquanto o narrador descreve um possível futuro. Não sei que sentido faz esse futuro, em praticamente nada do que a propaganda mostra, principalmente essa de abastecer com uma gotinha e ir embora. Sobre carros tem mais propagandas que são dignas de discutir aqui, mas é tanta bizarrice que eu já até acostumei. ...Acostumei? Oxi... preciso rever isso.


* * *


Eu estava assindo televisão quando começou aquela coisa glamorosa: carro de luxo, iates, um casal de gostosões, enquanto é narrado um texto digno de gargalhada! “liberdade para escolher seu destino, e ir onde tudo acontece” e pior “Jet femme e Jet Homme, seu estilo de vida exclusivo”. Hahaha! Exclusivo? Do que se trata? De um perfume que vai ser revendido em cada rua de cada cidade do Brasil? Ou de ter um carro de luxo, estacionar num píer deserto com uma mulher com vestido de baile e entrar num iate gigante num mar dourado e deserto? Não sei qual dos dois é mais hilário!


Gotas!


PS: Os comentários não precisam ser do tamanho de gotas, certo? Pelo contrário.



*Comercial do Fiat 500 pra ver com os próprios olhos

http://www.youtube.com/watch?v=HfezAZhiLDQ

**Propaganda da Avon: www.avonjet.com.br Lá você clica em mídia e depois anúncio de TV.

11 comentários:

Claudia disse...
Este comentário foi removido pelo autor.
Claudia disse...

Puxa vida, esse é o primeir blog que encontro com alguem tão indignado quanto eu com essa propaganda.
Achei um absurdo no mundo atual, decadas após o feminismo colocarem no ar uma propaganda como essa. E o pior, ninguem mais se indignar...
Quero aquela propaganda fora do ar, e amaldicoo a ford por te-la gravado, e quero que todos os focus do mundo tenham recall.

Bianca Damacena disse...

E ai, Ortegal!! Eu ainda não vi essa propaganda... na minha casa eu optei por não ter televisão justamente pra não ter que me deparar com essas coisas que me deprimem, pois como diria Humberto Gessinger, "a propaganda é a arma do negócio, no nosso peito bate um alvo muito fácil".
É incrível como eles prestam um desserviço aos movimentos sociais: enquanto a gente luta pra desconstruir a ideia de mulher-objeto ou mesmo a do consumismo exagerado, lá vem eles vendendo um mundo cor-de-rosa!!
Ai fica difícil competir...

Bjao

ortegal disse...

Bem vinda, Cláudia!
Nessas horas a gente se sente menos sozinha né! Pior do que a propaganda é saber que a propaganda só foi feita porque isso vai estimular os possíveis compradores... ou seja, a sociedade (ou pelo menos uma parte expressiva dela) anda o espelho aumentado daquela propaganda.
Mas eu fico feliz quando tenho a sacada, quando transponho as barreiras da inércia e transponho da mente pra cá, e aqui encontro alguém com a mesma inconformação! Não estamos sós! Mais feliz ainda, só se o que eu trouxe aqui fizer alguém refletir e se ligar em algo que não tava se ligando.

ortegal disse...

E aí Bianca! Como é que vai o lado sul do mapa?
Poxa, achei excelente essa frase do Humberto Gessinger! Já peguei pra mim! Pois é isso mesmo que acontece. Muito bom!
Depois que eu escrevi esse texto, eu fiquei pensando nessa coisa de mulher objeto. Tem um outro lado nessa história tão ruim quanto. A propaganda era nitidamente direcionada aos homens, falando no final, no clímax, que ter aquele carro atraía as melhores mulheres pra ele. A propaganda não tava alucinando... ao contrário, ela está vendendo seu peixe muito bem para um determinado público, apelando pra algo de valor, mais importante do que o motor do carro, o design do carro, e etc que ele menciona antes.
Mas tem um elemento decisivo na concretização dessa história. Um elemento decisivo e que pode decidir essa história. É a própria mulher. Se a mulher não abrir mão da condição de autonomia, não se reduzir a um mero objeto e nem se deixar atrair por um artifício tão asqueroso quanto a posse de um carrão, o ciclo dessa história não se encerra como previsto. Com certeza não depende só das mulheres, mas esse talvez seja o único elemento decisivo nessa história.

Juliana Otoni disse...

O duro é que a maioria das mulheres se dão mesmo cada vez menos valor...Um amigo meu de BH me explicou o motivo de ter comprado um carro tal: "é que eu sou solteiro e esse tipo de carro, vc sabe né, lá em BH é um atrativo pra mulherada". Eu quase tive um piripaque..rs..mas acho mais o cúmulo ainda o cara admitir que precisa disso pra arrumar alguém...que troca é essa?

ortegal disse...

Com certeza o carro do qual você está falando não é um uninho ou qualquer carro 'popular' de dez anos atrás. Sinal de que foi um 'investimento' pesado esse carro... Mas pelo visto tem retorno garantido pra ele, não é?
Na verdade a resposta varia de acordo com a perspectiva de cada pessoa. Concordo com você: precisar de carro pra arrumar alguém... tsc tsc.
Por outro lado, fico pensando sobre as mulheres a quem ele se refere por 'mulherada'. Ter um caso, se relacionar com alguém tendo sido atraída por um carro!? Que troca é essa? Não sei quem o pior...

Eduardo Chaves disse...

Hoje vi o comercial da Petrobras. Começa com uma mulher fazendo contato visual com um filhote de cachorro, com close da câmera nos olhos dos dois, dando a impressão de sintonia. Depois a mulher sai e encontra um cara boa pinta, e a mesma sintonia com contato visual acontece novamente. O cara continua andando e faz o contato visual (!!!) com um carro de luxo! E vai embora. então o carro (haha) faz contato com o posto da BR. E o comercial termina com o narrador: "gasolina petrobras, o sonho de consumo de qualquer carro."

É o mesmo esquema do Focus ai, todo mundo "se consumindo"...

ortegal disse...

Queria ver logo essa propaganda (..ou não).

Mas independente disso, eu sei que na proganda da BR só vem carrão. Isso quando não é até carro da F1! Qualquer coisa pra tentar enxertar uma doença ocular no brasileiro, pra ver se ele enxerga o seu carreco popular como se ele fosse um daqueles da tv. (até no preço eles fazem isso! Vendem carro popular com preço de carro feito a ouro)

Essa coisa do "sonho de consumo"... Em pensar que isso ainda é usado como gíria por aí

Hayet disse...

Achei seu blog, tô adorando. Posso colocar na lista dos que sigo?

ortegal disse...

Sigam-me os bons!

 
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