quinta-feira, 1 de outubro de 2009

O Domingo dia 4 e o seu Pecado Mortal

Esse assunto merece uma postagem bem rápida e rasteira. Fala sobre o domingo 04/10 e o SEU pecado de morte. Ou seja, é sobre a eleição que vai acontecer nesse domingo. Se você não sabe que eleição é essa, já começou a cometer o pecado mortal. Leia o restante e saiba como talvez se livrar.


Vai acontecer nesse domingo, dia 04/10/2009 algo decisivo para a realidade das crianças e dos adolescentes do Distrito Federal. É a eleição para Conselheiros Tutelares. Perdoem-me por eu não ter escrito um texto sobre o que são os conselhos tutelares e a sua importância para a uma sociedade justa e igualitária. Prometo que depois faço isso.

Eu sei que não houve campanha, não houve uma ampla divulgação das eleições... Mas agora você já está sabendo. Agora não dá mais pra apelar para a ignorância (ou inocência. Tanto faz).



  • As eleições acontecerão no domingo, dia 04/10. Para votar, é preciso levar o título de eleitor e um documento de identidade. Os locais de votação estão disponíveis clicando aqui, e o processo é o seguinte: ainda que você more em uma Região Administrativa (RA), como o Cruzeiro, por exemplo, você pode escolher outra RA para votar. Isso é interessante para quem mora em um lugar mais realiza trabalhos em outra RA. Então quem mora no Cruzeiro pode votar em candidatos do Cruzeiro, do Plano Piloto ou do Gama, etc. Outra informação importante é: cada pessoa tem direito a 5 votos, pois cada conselho é formado por 5 pessoas (mas não pode escolher pessoas de RAs diferentes, só da mesma RA).



Votar é o mínimo que você pode fazer. Se não for lá votar, você estará cometendo um pecado mortal, mortal para as crianças e adolescentes do Distrito Federal. Mortal para uma sociedade justa e igualitária. Portanto, vote. Vote ao menos para poder dizer que votou, e assim poder se sentir parte dos avanços ou para poder cobrar de quem você votou.


Agora, se você não sabe em quem poderia votar, pois não conhece nenhum candidato, eu proponho o seguinte: informo você sobre candidatos sérios e comprometidos da sua cidade, caso eu conheça. Se eu não conhecer nenhum, não indico. Na verdade, nesse caso eu proponho outra coisa: proponho a ajudar com seu voto a fortalecer a candidatura de pessoas muito sérias, comprometidas e batalhadoras que lutam comigo cotidianamente nas outras esferas da garantia dos direitos das crianças e adolescentes desse DF*.




- Quem não votar estará compactuando com todas aquelas coisas que a gente gosta de reclamar, mas muitas vezes pouco se move pra mudar. Criança usando droga, adolescente roubando ou matando, criança sexualmente explorada, sendo estuprada dentro de casa......




*Se tiver esse interesse, me pergunte na seção de comentários do blog, ou escreva o quanto antes para ensejo@gmail.com



8 comentários:

Bandeira disse...

Olá Leornardo,

Quais são as suas indicações para o Gama? como posso escolher até 05 candidatos, tenho até agora 3 nomes de pessoas comprometidas.

ortegal disse...

E aí Bandeira!

No Gama, das pessoas comprometidas nessa luta que eu conheço, praticamente ninguém se candidatou ao conselho. Na verdade a única estratégia que pensei foi em apoiar a candidatura do Wanderley. Ele é assistente social e é um cara sério. Uma coisa que queima filme é que ele é do BOPE. Mas eu me encontrei com ele na Conferência Distrital e ele pareceu estar bem comprometido. No Gama eu só conheço ele, então estou propondo apoiar ele, porque aí a gente pode acompanhar de perto e cobrar.

Abraço!

Eduardo Chaves disse...

Divulguei aqui na minha quebrada. Um dos viznhos me perguntou "ah, então é tipo no seu trabalho de defender os infratores, né?"
Depois que expliquei os dois contextos (dos "infratores" e do CT), ele me falou "mas não é obrigatório não, né?"

O pecado é o dos outros.

Anônimo disse...

Fala Leo, é o Rodrigo fmz? Quem vc indica no Plano piloto e Lago norte????

ortegal disse...

Fala Rodrigo!

No Plano Piloto (asa norte) está um candidato que eu considero o melhor para os conselhos tutelares. É o Rafael Madeira - 0111. É o cara mais atuante nessa parte de conselhos tutelares que eu conheço no DF.

No Lago Norte eu não conheço ninguém, infelizmente. Digo infelizmente porque quem tem dado o sangue nessa luta diariamente acaba mais cedo ou mais tarde se esbarrando e se conhecendo. E esse é o maior perigo nas eleições para o CT: o cargo é remunerado, e tem gente que não tem NADA A VER com a área, mas consegue mobilizar família escola e igreja. Aí, como são poucos os cidadãos que votam, pessoas que não tem nada a ver são eleitas... pra ganhar o salário.


No caso do Lago Norte, o que eu te proponho é a ajudar a fortalecer a luta que eu travo lá na Ceilândia, escolhendo a Ceí na hora das eleições no seu local de votação. Recomendo essas pessoas aqui:

- MARIA SOCORRO GOMES LEITÃO 0940
(essa é a minha preferida na Ceí)

- MARIETA SOARES DA SILVA 0942

- RICARDO DUARTE LEAL 0951

- SELMA APARECIDA DA COSTA 0960

São quatro pessoas que eu conheço, que vejo trabalhando nisso e querem acima de tudo ver as crianças e adolescentes sendo respeitados. Digo isso porque da mesma forma que cada uma dessas pessoas aí já desenvolve um trabalho nessa área há anos, elas continuarão nessa luta, sendo ou não eleitas.


Abraço Rodrigo!

Bruno Gusttavo disse...

Fala Ortegal!! bela iniciativa meu brother. Mas hei de confessar que até agora não fui votar. Ainda mais que saiu no correioweb que a votação está totalmente desorganizada e em alguns lugares não está funcionando o sistema. Com isso muitas pessoas desistiram de votar. Um grande abraço!!

Ortegal disse...

Fala Bruno!


O sistema já voltou! Conversei com pessoas de outras RAs e está normalizado!


Vota lá e chama seus familiares e amigos!

ortegal disse...

Espero de todo o coração que essa postagem tenha servido para mobilizar, chamar atenção e orientar sobre um momento importante. Momento importante, mas que já passou. Que sangue recaia sobre a cabeça dos pecadores.

..pra quem busca redenção ou quer se manter no caminho da cidadania, o negócio agora é cobrar de perto cotidianamente.

 
Free counter and web stats