sábado, 8 de novembro de 2008

Obama, Hamilton, e o mês da consciência negra

Algo precisava ser dito a respeito. Não poderia passar em branco aqui no Carta. Então que seja logo dito:

AÊÊÊ!!!! É NÓIS NEGÔÔ!!! QUATRO PÊÊÊ!!

Um mês muito importante para o povo descendente d´Àfrica. Conhecido como Mês da Consciência Negra, novembro carrega a marca de ter sido o mês em que ‘morreu’ Zumbi dos Palmares. Palmares era como um quadro que retratava pros escravos aquilo os trazia identidade: sua liberdade, sua cultura e seu povo de origem. Quilombo significa que é possível algo além da escravidão.
Carrego um quilombo dentro meu coração. Acho que todo preto minimamente ligado na sua história, suas raízes, também o carrega. A figura do quilombo representa o sonho por liberdade e a busca por identidade. Hoje não existe mais a escravidão de cem anos atrás – quer dizer, na verdade ela ainda existe, mas sobre isso conversamos em outra postagem. Entretanto, as correntes daquele tempo, os chicotes e os troncos foram substituídos por outros tipos de grilhões, e a luta de hoje é contra eles.

Quero dedicar essa postagem a Lewis Hamilton e Barack Hussein Obama. Quero saudar essas duas vitórias. Não que elas signifiquem revoluções ou que a situação do povo preto vai mudar, menos ainda pro Brasil. Mas que fique claro o tamanho das conquistas: Uma nação feita de brancos, na qual os negros só chegaram para servir, para morrer, em prol do conforto dos colonos que não tiveram lugar na Europa. Era a anulação de um povo pela existência de outro. E não foi à toa que, desde a independência norte americana, não tenha sido eleito um presidente negro.
Por semelhante modo, eis a vitória do primeiro piloto negro na Fórmula 1. Ao longo de toda a existência desse esporte, Nunca houve um piloto negro, nem que fosse o que perdesse sempre em último. Simplesmente acontecia alguma coisa que impedia o acesso dos corredores negros ao esporte. Acontece que o primeiro que conseguiu entrar foi campeão esse ano, sendo o mais jovem corredor da história a ser campeão!

Provavelmente a vitória desses negros aí não revolucionará a história. Nem tampouco a estrutura na qual estão inseridos o permitirá. Mas mesmo assim, deram alegria à Mãe África nesse mês da consciência negra. Fizeram valer o grande lema 4P!
Poder Para o Povo Preto!
 
Free counter and web stats