sexta-feira, 3 de outubro de 2008

Homenagens Póstumas

pros mortos sem protesto
flores em memória
aqui é seu minuto de silêncio
sua homenagem póstuma
Antes de mais nada, um minuto de silêncio. Um minuto pra cada uma seria muito? Trata-se de cento e onze vítimas, além das que foram omitidas. Parece demais fazer umas duas horas de silêncio? Pois a mídia brasileira o fez por 24 horas. Parece que nenhum jornal se lembrou, mas ontem se completaram 16 anos. Mas por que recordar um episódio lamentável se ele já se foi há 16 anos atrás?
Primeiro que, se nós esquecemos porque nos parece distante, ou porque no brasileiro a memória é curta pra essas coisas, eu posso garantir que ontem mais de uma centena de famílias choraram aquela desgraça como se tivesse sido ontem mesmo.

Segundo, para os corações menos condolentes, trata-se de um processo que não teve fim, a Justiça se ajoelhou no meio do caminho, fez uma nuvem de fumaça com mil outros crimes e escândalos, e saiu de cena desse caso. Mais de cem policiais foram indiciados e ninguém condenado a nada.
Aliás, (terceiro) teve um que foi, sim. O demônio tem nome e um pronome de tratamento: atende por Coronel Ubiratan. Aliás, o tal Ubiratan, que foi condenado a séculos de cadeia em razão das mortes, não pagou nenhum diazinho sequer. Ubiratan, aliás, deixou de atender pelo nome de ‘coronel’ – em 2002 passou a ser, o deputado Ubiratan, eleito pelo PTB (não se esqueçam nunca do partido), usando o ‘111’ como número de campanha!
Um último aliás nessa história é que o responsável por este massacre penitenciário mundialmente conhecido acabou provando do fruto que ele mesmo semeou. Foi morto a tiro, em sua própria casa, num bairro nobre de São Paulo, num crime que também não foi solucionado.
Dizem que depois do presídio o espaço deu lugar a um parque. Essa medida parecia indicar uma mudança de política: mais CEUs, menos FEBEMs, como li uma vez numa reportagem. Mas ninguém é assim tão bobo. A polícia continua matando como nunca, os presídios reluzem nos olhos de empreiteiros, reproduzindo-se a cem por um, e CEUs, ah... As CEUs dariam uma outra postagem em outra hora.

 
Free counter and web stats